Spike Jonze

No Viva a Sexta Feira! da semana passada, dedicado aos Beastie Boys, coloquei aqui o vídeo de Sabotage, dirigido por Spike Jonze. Daí me lembrei que ele é o mesmo diretor de Onde Vivem os Monstros, um dos filmes mais legais que eu vi esse ano, além de ter dirigido outros videoclipes bacanas.

Nada mais justo, então, do que dedicar um post inteirinho ao sensacional Spike Jonze.

Em 1994 o Weezer dava seus primeiros passos rumo ao sucesso com o lançamento do seu primeiro álbum. Como primeiro single, Buddy Holly atingiu o topo das paradas super rápido e em 2004 entrou na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone. No clipe, primeiro do Weezer dirigido por Jonze, a banda toca na lanchonete original do clássico seriado da TV americana, Happy Days, com direito até a aparição especial do Fonzie. Ah, e o clipe de Buddy Holly veio como bônus do CD de instalação do Windows 95.

Weezer – Buddy Holly


.
.
Björk, mais conhecida por ser a pessoa mais estranha em quase todos os aspectos do meio musical, lançou em 1995 o álbum Post, com uma das faixas que eu considero a música menos nada a ver que ela já fez: It’s Oh So Quiet. A música foge um pouco daquela experimentação toda já conhecida nos outros trabalhos da cantora islandesa e o clipe é uma atração à parte.  Filmado em New York e coreografado em perfeita sincronia com o ritmo da música, o clipe de It’s Oh So Quiet é considerado como um dos mais memoráveis de todos os tempos. E eu concordo.

Björk – It’s Oh So Quiet


.
.
O segundo álbum de estúdio do Fatboy Slim (nome artístico de Norman Cook, ex-baixista da banda The Housemartins. Pois é…), You’ve Come a Long Way Baby, lançado em 1999, trouxe Praise You como terceiro single, além das ótimas Right Here, Right Now e The Rockafeller Skank.

O clipe foi filmado sem autorização na frente de um teatro na Califórnia e o custo total da produção foi em torno de 800 dólares. Com um grupo de dança fictício chamado Torrance Community Dance Club, o próprio Jonze aparece dançando no meio de todo mundo.

Fatboy Slim – Praise You


.
.
A mais recente empreitada de Jonze foi o clipe de Drunk Girls, música do álbum This is Happening, lançado esse ano pelo LCD Soundsystem. Como já havia comentado num post anterior, a música tem clara influência de White Light/White Heat do Velvet Underground e o clipe mostra os integrantes da banda sendo sacaneados por um bando de gente vestida bizarramente de panda!

LCD Soundsystem – Drunk Girls


.

Boa semana!

Sobre Natália M.

Podendo ser qualquer coisa nessa vida, escolheu ser advogada (mas promete que é uma pessoa legal). É apaixonada por listas, música, livros, filmes, seriados e sorvete de pistache (sim, de pistache). Adora um parêntese, prefere os vilões do que os mocinhos, nunca quis ser bailarina, odeia explicar piada e jamais, em hipótese alguma, come feijão fora de casa (exceto se for feijoada, aí pode).
Esse post foi publicado em Aqui em casa toca, Música, Novidade. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s