Finalmente ela chegou e, com ela, o fim de semana mais agitado do ano em São Paulo.
Não bastasse o showzão de domingo (Paul McCartney, pra quem não tá sabendo ainda), a paulicéia recebe no sábado nada mais, nada menos que Creedence Clearwater Revisited, Lou Reed e o mega festival Planeta Terra.
Na edição desse ano o Planeta Terra traz atrações de peso, dentre elas Smashing Pumpkins, Phoenix, Mika e Pavement.
O Pavement é uma das principais bandas que influenciaram o cenário indie e do rock alternativo moderno. Começando lá em 1989, a banda lançou 5 discos de estúdio e causaram bastante polêmica ao longo dos anos, principalmente com o lançamento da música Range Life, do álbum Crooked Rain, Crooked Rain de 1994, despertando a ira de Billy Corgan, frontman do Smashing Pumpkins, com quem dividirão as atenções neste sábado (ironia do destino?).
E por falar em Smashing Pumpkins, a banda de Chicago formada em 1988 chegou aos nossos ouvidos de verdade em 1992 com o lançamento de Siamese Dream, disco excelente que trouxe a linda Today. Mas foi com Mellon Collie and The Infinite Sadness, álbum duplo de 1995, que o Smashing Pumpkins chegou ao topo das paradas da Billboard e ganhou notoriedade como uma das bandas de maior sucesso comercial na década de 90. Desse disco, destaco as ótimas Bullet With Butterfly Wings, Tonight, Tonight e 1979.
O lado colorido do festival fica por conta de Mika, cantor britânico e uma das minhas descobertas mais sensacionais de 2007. Nesse mesmo ano foi lançado o disco Life In Cartoon Motion cheio de música boa pra dançar e até pra chorar. Minhas favoritas são Grace Kelly, Relax Take It Easy e Love Today. Já em 2009 saiu o The Boy Who Knew Too Much, com destaque pra música We Are Golden, cujo clipe divertidíssimo teve a direção impecável de Jonas Åkerlund.
Encerrando este post comemorativo, uma das bandas mais bacanas de indie pop do momento, a francesa Phoenix, que eu já havia comentado aqui. Com passagem confirmada por Belo Horizonte no domingo, as músicas do Phoenix nunca ficam de fora da minha playlist, principalmente Lisztomania, If I Ever Feel Better e 1901. Essa última, inclusive, é a do vídeo abaixo, ao vivo no Trocadero, em Paris.
Pra quem vai: bom show! Pra quem fica: quem sabe ano que vem?
De toda forma, um ótimo fim de semana pra todo mundo!