Formada na década de 70, o Clash não é uma banda qualquer. Misturando punk rock com reggae, ska e uma pitada de funk, a música dos caras é o resultado de uma união feliz de ritmos, o que torna o Clash uma banda irresistível.
O primeiro disco, de 1977, lançou a banda ao sucesso no Reino Unido e trouxe como primeira faixa a música Janie Jones, que já falamos aqui uma vez no post sobre o filme Alta Fidelidade, mas vale à pena repetir.
Somente no terceiro disco, London Calling (1979), é que o Clash rompeu as fronteiras e ganhou os ouvidos dos americanos com as excelentes London Calling e The Guns of Brixton. Inclusive, o disco foi eleito pela Rolling Stone como o oitavo dentre os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos em 2003.
O quinto álbum, Combat Rock, foi para o topo das paradas britânicas por 23 semanas consecutivas e nos deu de presente os hinos Should I Stay or Should I Go? e Rock The Casbah.
Depois do fim do Clash na década de 80, o vocalista Joe Strummer se arriscou em alguns projetos cinematográficos, deu uma mãozinha pra banda folk irlandesa The Pogues e formou uma banda de apoio, The Mescaleros, com a qual gravou três discos antes de falecer em 2002. De todas as músicas lançadas uma que merece destaque é Mondo Bongo, que saiu no disco Global a Go-Go, de 2001.
Agora deixo o Clash fazer todo o trabalho. Curtam o som e até a próxima 😉