Aprendiz de Rob Fleming

Quem me conhece bem sabe que existem algumas coisas na vida que eu gosto muito. Sorvete de pistache, comida japonesa, filmes, música (jura?) e fazer listas. Exatamente por causa deste último item é que não assusta que Alta Fidelidade seja um dos meus livros/filmes favoritos. Quem não se lembra das listas de Rob Fleming? Tipo essa (genial) que lista as top 5 “side one, track one”, que já até me inspirou a fazer um post aqui no blog há um tempão.

Pois é, desde nova que eu tenho essa mania de colocar em ordem de preferência tudo que eu acho relevante colocar em ordem. Confesso já ter feito uma lista dos Backstreet Boys mais gatinhos quando eu tinha, sei lá, 11 anos, mas isso é assunto pra uma outra hora (hm, pensando bem, acho que irei poupá-los de um post sobre boy bands do início dos anos 90).

Então, fuçando aqui e ali (e graças ao twitter, mas agora não lembro quem deu a dica graças à dica do Bernardo Ruas), encontrei o 8tracks, um site bem legal pra montar playlists das mais variadas.

O site, que é meio que uma rede social musical, em que você pode seguir seus amigos e ouvir playlists elaboradas por outras pessoas (inclusive marcar suas favoritas), tem 4 regrinhas básicas:

1. Cada playlist tem que ter, no mínimo, 8 faixas;

2. Toda playlist tem que ter uma imagem (cover art);

3. A playlist só pode conter uma música de cada artista (isso, não dá pra fazer uma playlist só com músicas dos Rolling Stones, por exemplo);

4. Você deve escolher duas “tags” que se encaixam melhor com a sua playlist, e aí é só publicar.

Não preciso dizer que me empolguei de cara com a ideia e saí que nem uma louca pra criar minhas listinhas tão queridas. Convenientemente, em razão das festividades de fim de ano, as primeiras listas acabaram sendo de gosto duvidoso, mas o motivo era nobre (entreter família e amigos – uma hora dessas eu discorro melhor sobre a minha teoria da “função social da música de gosto duvidoso”). Retomando a minha consciência musical depois de alguns dias, as demais listas foram ficando melhorzinhas e, no início do ano, resolvi compilar as 10 músicas lançadas em 2012 que eu mais gostei. De Grizzly Bear a Rihanna (pasmem!), eis o meu 2012 em 10 Músicas.

Duas outras listas que ficaram legais foram as do “projeto” 10 Covers que fiz do Elton John (que faz show em BH dia 09/03 no Mineirão – eba!) e dos Smiths. Deu um trabalhinho achar covers realmente legais, mas acho que o resultado ficou bom.

Mas a playlist mais complexa de todas, à qual dei o nome de The Most Random Playlist Ever, é a minha tentativa de listar os meus artistas favoritos escolhendo apenas uma música pra entrar no ranking, só que nessa eu optei por colocar as músicas em ordem cronológica e não em ordem de preferência, senão eu passaria o resto da vida tentando decidir se Fly Me To The Moon do Frank Sinatra estaria na frente ou atrás de Movin’ On Up do Primal Scream, por exemplo, e ain’t nobody got time for that.

Ah, uma coisa boa é que o 8tracks tem app pra iPhone e Android e funciona muito bem tocando as músicas em streaming se você estiver conectado a uma rede wireless e, dependendo da sua operadora, toca direitinho se estiver conectado apenas à rede 3G.

Sobre Natália M.

Podendo ser qualquer coisa nessa vida, escolheu ser advogada (mas promete que é uma pessoa legal). É apaixonada por listas, música, livros, filmes, seriados e sorvete de pistache (sim, de pistache). Adora um parêntese, prefere os vilões do que os mocinhos, nunca quis ser bailarina, odeia explicar piada e jamais, em hipótese alguma, come feijão fora de casa (exceto se for feijoada, aí pode).
Nota | Esse post foi publicado em Aqui em casa toca, Covers, Top 5, Utilidade Pública e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s